Bons hábitos garantem a pele negra ainda mais linda

Apesar de a pele negra ter a vantagem de envelhecer mais lentamente, também precisa de alguns cuidados diferentes, em relação tanto à saúde propriamente dita quanto à beleza. Mesmo que o mercado de cosméticos ainda não ofereça tantas opções de produtos específicos para esse público, existem alguns hábitos que podem garantir que ela continue sempre bonita, respeitando as características próprias desse tipo de pele, derivadas da maior pigmentação.

Marco André Lima
Cores frias, como o azul usado por Taís Araújo, também podem ser usadas, mas exigem mais cautela.

No que diz respeito à saúde, o primeiro passo é ter muito cuidado com o sol, principalmente no verão, como acontece com os demais tipos de pele, mas com algumas diferenças. “Muitas vezes, as pessoas com pele negra se esquecem que também têm que ter esse cuidado, apesar de terem uma proteção natural maior, pois, apesar de não ficarem queimadas e vermelhas, podem aparecer manchas, o que significa que há necessidade de proteção, em especial no rosto”, explica a médica dermatologista Mônica Preto Guimarães, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Paraná (SBD-PR).

Além disso, ela recomenda que as mulheres deem mais atenção à depilação, pois os pelos de quem tem a pele negra têm mais tendência a encravar. “Os pelos nascem de outra forma porque têm uma estrutura diferente, sendo mais propensos a formar foliculite. Então, é preciso tomar cuidado com o tipo de depilação que vai ser feita. Cera quente no buço é uma técnica que facilita o aparecimento de manchas, por exemplo”, explica a médica. Para melhorar o aspecto da pele, quando os pelos estiverem nascendo, ela sugere a esfoliação para evitar que comecem a ficar encravados.

Depilação e tratamentos a laser estão liberados, mas desde que sejam realizados com um profissional qualificado. “Como existe um risco maior de a pele queimar porque o equipamento funciona por meio da identificação da pigmentação na pele, é preciso um cuidado maior. Mas não é por isso que a mulher vai deixar de fazer, pois o aparelho pode ser regulado de uma forma específica para proteger essa pele. Por último, como a pele negra tende a ser mais ressecada, também é necessário manter o hábito de hidratação diária.

Dicas de beleza

Depois dos cuidados em relação à saúde da pele, vêm os rituais de beleza para deixá-la com um aspecto mais atraente. “A pele negra é naturalmente muito bonita, mas se a valorizarmos com produtos adequados, fica ainda melhor”, opina a professora de Visagismo do curso de Estética e Cosmética da Faculdades Opet, Patrícia Nuevo. Para isso, a primeira dica que ela dá é testar os produtos na própria face antes de comprar. “As pessoas têm o costume de testar no dorso da mão, mas são tonalidades diferentes, que podem resultar em decepções depois. Isso vale para corretivo, base e pó principalmente”, orienta.

Para ela, a pele negra é mais difícil de trabalhar, pois tende a ficar esbranquiçada ou acinzentada com a maquiagem. Por isso, no momento de preparação da pele para a maquiagem, ela sugere que a mulher use corretivo da mesma cor da pele ou de cores alaranjadas, que neutralizam as imperfeições mais escuras. Depois, é preciso usar duas tonalidades diferentes de base para deixar a pele mais homogênea. “Isso é necessário porque a pele negra tem algumas regiões mais escuras no rosto, como ao redor da boca, na raiz do cabelo e em volta dos olhos”, explica.

<Noticias Relacionadas>

A professora ainda recomenda que, para blush e sombras, as mulheres utilizem cores quentes, como rosa queimado, laranja, bronze, cobre, dourado e tons terrosos, principalmente quando não tiverem muita experiência com maquiagem. “Também dá para usar tons mais frios, como verde esmeralda ou azul petróleo, mas com muito mais cautela. Aí, eu posso dizer: ‘se joga!’”, comenta. Segundo ela, produtos específicos de maquiagem para pele negra são mais facilmente encontrados em marcas como Mary Kay, Contém 1g, MAC e Biomarine.