Os brasileiros preferem Giorgio Armani.
Foi o que revelou uma pesquisa global realizada via internet pelo instituto Nielsen, uma das maiores empresas de pesquisas e informações do segmento de marketing do mundo, e noticiada pela BBC Brasil. O instituto analisou as respostas de mais de 25 mil consumidores em 48 países.
De acordo com os dados apurados, 37% dos brasileiros comprariam produtos da marca italiana Giorgio Armani, se tivessem dinheiro de sobra para isso.
Em segundo lugar ficou a marca francesa Christian Dior, com 28% da preferência nacional.
A pesquisa também abordou o interesse e o nível de conhecimento do mercado de luxo. O que resultou em informações peculiares.
Como essa que diz que apesar de apenas 18% dos consumidores brasileiros comprarem produtos de marcas famosas, 60% deles conhecem pessoas que consumem mercadorias assim.
Na opinião de 75% dos brasileiros consultados, as marcas cobram preços altos demais; 63% acreditam que o consumidor dos produtos de luxo busca projeção social; e 36% relacionam as marcas com mercadorias de melhor qualidade.
Quando questionados sobre falsificação, 13% dos brasileiros afirmaram que os produtos falsificados e as imitações são tão bons quanto os originais.
Enquanto isso, em outros países…
No resto do mundo, os resultados foram bem diferentes. O levantamento global apontou a Gucci como a marca mais deseja, em escala mundial.
Um em cada cinco consumidores respondeu que levaria para casa peças da grife se tivessem com a carteira cheia de dinheiro.
Chanel e Calvin Klein dividiram a segunda posição no ranking de most desired label, seguidas bem de pertinho pela Louis Vuitton, Armani, Dior e Versace.
Ironicamente, uma das maiores economias do mundo e berço de consumidores vorazes, os Estados Unidos apareceram como s consumidores mais desencanados entre todos: 35% deles afirmaram que não compram marcas.