Objetos e produtos banais da casa podem se tornar grandes ameaças à saúde dos nossos bichos. Fique de olho neles e previna qualquer tipo de acidente.
Plantas
Não são poucos os cães e gatos que têm o hábito de cavoucar ou brincar com plantinhas em vasos ou canteiros. Filhotes merecem atenção redobrada, pois além de serem mais curiosos, possuem um organismo mais suscetível a sofrer alguma intoxicação.
Entre os vegetais tóxicos, os mais comuns são a azaléia, comigo-ninguém-pode, costela de adão, mamona, copo de leite e bico de papagaio. Na dúvida, procure se informar antes de adquirir uma planta nova.
Produtos de jardinagem
Guarde a sete chaves embalagens de fertilizantes e inseticidas. E quando aplicá-los sobre as plantas, proteja o local por alguns dias.
Medicamentos
Nunca deixe o animal morder ou brincar com remédios humanos, sejam eles cápsulas, pomadas, líquidos ou mesmo embalagens que já estejam vazias, que podem conter algum resíduo. Gatos, por exemplo, podem ser envenenados com um simples comprimido de paracetamol.
Produtos de limpeza
Além de guardá-los muito bem, é preciso usá-los com cautela. De preferência passe o produto longe dos locais em que seu bichinho transita. Produtos muito fortes podem intoxicar o animal até por inalação.
Outros
Venenos para roedores ou para baratas, do tipo que são espalhados pelo chão da casa, são absolutamente proibidos. Moedas também podem ser perigosas, especialmente para os gatos. Quando elas possuem zinco em sua composição, causam vômitos ou até a morte quando ingeridas.
Sintomas de envenenamento podem incluir agitação ou sonolência excessiva, perda da consciência, tremores, insuficiência respiratória, alteração nos batimentos cardíacos ou distúrbios gastrointestinais do tipo vômitos e diarréias.
Se suspeitar de alguma coisa, não hesite e leve imediatamente seu animal ao veterinário. Caso você descubra o que foi ingerido, guarde a embalagem ou qualquer parte do material e leve-o com você.