Choro persistente e repentino. Você pega no colo, dá o seio, passeia pela casa mas nada disso parece funcionar. Pode ser a cólica.
Presente em cerca de 90% dos bebês a cólica é um dos grandes pesadelos dos pais de primeira viagem.
Ela aparece por volta das três primeiras semanas de vida e desaparece espontaneamente perto dos quatro meses.
O que é a cólica
Não se sabe ao certo as origens da cólica dos três meses. Acredita-se que seja fruto principalmente da imaturidade do sistema digestivo.
Como este período é marcado por um intenso crescimento, a quantidade de alimento que o bebê ingere pode causar desconforto em seu organismo que ainda é imaturo.
Ao longo dos primeiros meses o bebê precisa se adaptar a uma nova rotina: novos horários de sono, alimentação, diferentes sensações e necessidades. Tudo isso pode gerar muita angustia no bebê que acaba expressando-a através da cólica.
Mas como saber quando é cólica? O choro da criança possui certas características. O bebê fica vermelho, enruga a testa, fecha as mãozinhas, encolhe as pernas, demonstrando facilmente sua irritação e sofrimento.
E é possível que o choro se repita todos os dias no mesmo horário, geralmente ao final da tarde.
O que fazer?
Não existe remédio ou fórmula mágica que faça a cólica desaparecer. Isso ocorrerá naturalmente até os quatro meses de idade.
Cada bebê irá responder as tentativas de ajuda de forma muito particular e os pais deverão estar atentos ao que pode funcionar com seu filho.
Algumas dicas podem ajudar a amenizar o sofrimento do seu bebê.
– Se estiver amamentando preste atenção ao consumo de alguns alimentos que podem facilitar o aparecimento de gases no bebê. Evite condimentos, chocolate, pimentão, brócolis, pepino, leite em excesso e cafeína.
– Quando o bebe estiver chorando coloque-o no colo de bruços e faça carinho nas costas. Esta posição facilita a eliminação de gases.
– Coloque o bebê deitado de frente. Estique e encolha suas perninhas repetidas vezes e faça movimentos de bicicleta. Massageie a barriguinha com óleo.
– Deixe o ambiente calmo, com luz fraca e se possível uma música tranqüila. Isso irá ajudar o bebê a se acalmar.
– Preste atenção em como o seu bebê está sugando o seio. Se ele estiver engolindo ar é possível que sofra de gases mais intensamente.