Se seu filho já está com dois anos é hora de começar a pensar na retirada das fraldas. A partir desta idade a criança começa a mostrar a maturidade neurológica necessária para o controle da urina e das fezes.
Com esta idade também já está emocionalmente mais madura, sendo capaz de compreender o que está sendo pedido e comunicar seus desejos e necessidades.
Paciência é fundamental
A retirada das fraldas é um processo que não ocorre da noite para o dia. É preciso muita tranqüilidade para treinar a criança, pois ela ainda irá demorar em média seis meses até conseguir controlar totalmente os esfincteres.
No início muitas podem se mostrar resistentes e inseguras sem a proteção das fraldas e isso tende a diminuir na medida em que compreendem que é muito mais confortável estar livre e com a roupa sempre limpa e seca.
Os pais devem mostrar a criança que esta é uma etapa importante do crescimento e fazer xixi e cocô como os adultos pode ser uma experiência muito gratificante.
Paciência e compreensão são fundamentais tendo em vista que será preciso trocar a criança muitas vezes, levá-la ao banheiro constantemente, aplaudir e reforçar a cada vez que ela cumprir a tarefa e ensiná-la a perceber as sensações despertadas por seu próprio organismo.
Respeite o ritmo
Cada criança vive este processo de forma muito particular e nunca se deve forçar a retirada das fraldas. Geralmente quando está apta para isso a criança passa longos períodos do dia seca e consegue anunciar que está fazendo xixi e cocô. Estes podem ser os sinais de que está madura o suficiente para iniciar a retirada.
O controle das fezes também costuma ocorrer posteriormente e pode ser um pouco mais delicado para algumas crianças principalmente aquelas que apresentam fezes ressecadas ou tem prisão de ventre.
Dicas
– compre um piniquinho e deixe-o sempre no banheiro. Se optar pelos assentos sanitários infantis que são adaptados ao vaso certifique-se de que são seguros o suficiente para a criança não ficar com medo de se sentar.
– leve a criança ao banheiro para fazer e xixi algumas vezes (durante o dia) mesmo que ela não demonstre vontade. Isso irá acostumá-la com a idéia de que o banheiro é o lugar certo para fazer as necessidades.
– faça a criança participar ativamente do processo tornando-o especial. Leve-a para comprar calcinhas ou cuecas e mostre que papai e mamãe também fazem xixi no banheiro.
– elogie sempre que a criança cumprir a tarefa e a encoraje a chamar um adulto cada vez que perceber que é hora de ir ao banheiro.
– jamais repreenda a criança por fazer xixi ou cocô no chão. Explique e leve-a ao lugar certo.