Ele tanto pode ser protagonista como personagem secundário. Pode ser discreto ou extravagante. Pode dar ares delicados ou futuristas. Pode estar relacionado a um ideal arquitetônico e decorativo ou ser um desastre total. Sim, o branco pode ser tudo isso. E muito mais.

continua após a publicidade

Porque mais do que uma cor discreta e neutra, o branco é complexo e deve ser aplicado com bastante precaução e planejamento na decoração.

Exagero? Então repare na primeira parede branca que vir pela frente e perceba todas as imperfeições que saltam aos olhos. Em seguida, desvie o olhar para uma parede em outra cor, no mesmo ambiente. Viu tantos defeitos na parede colorida quanto na branca? Pois é. Esse é o primeiro perigo da cor. Ela parece uma sirene denunciando os defeitos.

Certas matérias-primas, como o plástico, sobretudo, podem parecer baratas, velhas ou desgastadas nessa cor. A culpa, novamente, é da capacidade do branco de revelar pequenos defeitos. Mas, no caso do plástico, há ainda o problema do material amarelar ou manchar facilmente. Claro que os plásticos injetados de melhor qualidade não devem apresentar esses defeitos. Por isso, se fizer questão de um gaveteiro, carrinho ou qualquer objeto nesse material, desembolse um pouco mais ou opte por outra cor.

continua após a publicidade

Visualmente, pintar as paredes ou optar por pisos brancos aumenta o espaço. Porque a cor cria uma sensação de vazio, infinito e indefinição. Parece ruim? Em excesso, pode ser mesmo. É por isso que os ambientes total white são difíceis de projetar e, em alguns casos, angustiantes.

Quem não abre mão de ter pelo menos um cômodo da casa monocromático, pode acertar se escolher diferentes tonalidades de branco, do gelo ao amarelado, e variadas texturas, de superfícies lisas, rugosas, furadas às rendadas. Por exemplo, um quarto pode ser totalmente branco e repleto de estilo se combinar móveis e acessórios em materiais como couro, madeira, plástico, acrílico, tecido, veludo, etc.

continua após a publicidade

A escolha do cômodo também é importante. Reserve-o para as áreas íntimas, como um quarto ou o banheiro. Cozinhas ficam ótimas com pisos, paredes e móveis brancos, principalmente se os objetos de decoração e louças que ficarem à vista forem bem coloridos e cheios de grafismos. Já uma sala totalmente branca pode ser um pouco pedante. Melhor evitar.

Aproveite

Como a cor é uma ótima refletora de luz, aproveite para criar efeitos cênicos distribuindo abajures, arandelas e luminárias de chão próximos aos elementos decorativos ou arquitetônicos pintados em branco.

Algumas curiosidades…

Se em boa parte do Ocidente o branco está relacionado à pureza e a castidade, em alguns países da África, ele se refere à proteção e é usado para defender as pessoas dos maus espíritos. Já na Ásia, ele é a cor do luto.