O ‘novo’ Paraná Clube tem autêntico DNA paranista. Na largada do Paranaense, o Tricolor utilizou nada menos do que dez jogadores forjados nas suas categorias de base. O time teve que ser alterado às pressas – pois vários reforços não foram registrados a tempo – pelo técnico Luciano Gusso, mas não decepcionou. A meninada da Vila mostrou competência e construiu ao natural uma vitória sólida (3×1) sobre o Prudentópolis, sábado à noite, no Durival Britto.

continua após a publicidade

Havia um clima de apreensão no ar. Afinal, ao longo de toda a pré-temporada a comissão técnica utilizou uma equipe bem diferente daquela que entrou em campo. Não bastasse a saída de Alef – que foi para o Joinville -, o Paraná ainda ficou impedido de escalar os atacantes Rossi e Rodrigo Tosi. Um cenário que fez com que Luciano Gusso quebrasse a cabeça na busca de uma equipe minimamente equilibrada. Além de escalar o garoto Yan Philippe à frente, optou pelo deslocamento de Ricardinho para o meio-campo e a entrada de Netinho na lateral-direita.

Menos mal que, dentre os reforços contratados, o ala-esquerdo Bruninho teve seu registro confirmado. Com boa movimentação, uma assistência e um gol ele foi o principal destaque do Paraná na primeira rodada do Estadual. Logo no início da partida, foi de Bruninho o cruzamento para o gol de Carlinhos, aos 7 minutos. Com um bom toque de bola e velocidade pelos flancos, o Tricolor dominava com sobras a partida. Porém, num descuido da zaga, permitiu o gol de empate do Prude. Alex Ricardo cobrou falta e o grandalhão Serjão apareceu livre para, de cabeça, fazer 1×1.

Apesar do susto, o Paraná – sob a batuta de Lúcio Flávio e Ricardo Conceição – não se descontrolou. Jean e Carlinhos quase colocaram o Tricolor novamente na frente, mas o gol saiu apenas no último minuto da etapa inicial. Lúcio Flávio fez a jogada pela esquerda e cruzou para Ricardinho, que só escarou para desviar do goleiro Felipe. Com o 2×1, a garotada seguiu tranquila para o vestiário. Com a contusão de Yan Philippe, Gusso escalou Lucas Pará. O ritmo não caiu e foi nesse clima que o Tricolor confirmou os três pontos na etapa final.

continua após a publicidade

Após uma grande jogada de Lúcio Flávio – com dois chapéus em seus marcadores – a bola sobrou para Bruninho. O lateral mostrou habilidade para se livrar de dois marcadores e, dentro na área só ‘cutucou’ para mandar a bola pra rede: 3×1. Com a vitória encaminhada, Gusso ainda teve tempo para colocar em campo mais dois meninos da base: Yan e Leandro Vilela. Contando com os já rodados Marcos e Lúcio Flávio, dez dos catorze atletas que entraram em campo foram forjados na base. Sinal de novos tempos pelos lados da Vila Capanema.