“O melhor companheiro de zaga que eu tive foi o Mauro Ramos. Ele me ensinou muito no futebol e na vida. Quando eu comecei a jogar eu tinha 19 e ele 37. Ele fez questão de ficar no mesmo quarto que eu nas excursões que o Santos fazia. Em 1966, numa excursão para o México, foi aquela festa. As mexicanas deram em cima dos jogadores do Santos. E é claro que eu me animei. O Mauro viu aquilo e me chamou num canto e disse: eu quero falar com você, garoto! E falou: eu vou te dizer uma coisa que ninguém me disse quando eu era jovem. Hoje você está por cima e aparece todo mundo para paparicar. Vem autoridade, vem político, vem jornalista, vem mulheres, vem todo mundo. Não se iluda com isto, garoto. Tudo isto é ilusão.
O futebol não passa de um grande circo. Não gaste à toa o que ganhar hoje. Não compre carro, não gaste com bobagens. Invista o que ganhar e prepare o seu futuro. Porque tudo isto um dia vai acabar. E quando acabar, no dia que você parar e voltar a ser um cidadão comum e estiver andando numa rua e reconhecer alguém, quando você for atravessar a rua para cumprimentar, eles vão sair apressados, eles vão dizer entre eles: Vamos embora que o Oberdan vai querer morder a gente.
Eu ouvi aquilo e fiquei tão impressionado! Aquilo foi um choque tremendo, aquilo caiu na minha cabeça como uma bomba. E eu comecei a investir em minha cidade, Florianópolis que naquele tempo era pequena e não tinha muita coisa. O Mauro me deu o melhor conselho que alguém podia me dar. Foi como um pai. Resultado: hoje eu sou dono de uma empresa em Florianópolis que tem 250 funcionários, dirigida pelo meu filho Oberdan Júnior e pelos meus sobrinhos Zeca e Tuca. É a empresa que mais vende água em Santa Catarina. Dominamos 70 por cento do mercado de água mineral. Temos 17 distribuidoras e atendemos 5.500 estabelecimentos. Tudo isto começou com aquele conselho do Mauro Ramos”.
Consertando o estrago
Em 1970, o Coritiba perdia o jogo para o Atlético por 2×1. Oberdan tinha feito um gol contra. Aos 41 do segundo tempo ele foi para o ataque e marcou o gol de empate.