Sensores de alta tecnologia ajudam a combater a obesidade

Jovens que abusam nas guloseimas e alimentos calóricos poderão ter os dias de descontrole gastronômico excluídos.

Um projeto desenvolvido pelo departamento de engenharia da Aristotle University of Thessaloniki, da Grécia, promete controlar o desejo insaciável através de tecnologia.

O foco deste projeto é um sistema apelidado de Splendid, que tem como objetivo persuadir jovens a adotar estilos de vida mais saudáveis além de manter melhores hábitos alimentares e exercícios físicos. “Tentamos investigar maneiras de prevenir a obesidade e os transtornos alimentares”, disse o professor Anastasios Delopoulos, o coordenador do projeto.

O Sistema

O projeto consiste em sensores que medirão a velocidade com a qual os alimentos são mastigados e engolidos. Segundo o professor, esses são fatores essenciais para determinar o risco da obesidade. Se o usuário comer e mastigar muito rápido um aviso sonoro é disparado.

Além desta medição, o sistema contará ainda com uma espécie de prêmio ao usuário: quando ele faz tudo certo ganha um rosto sorridente. Existe ainda um sensor acústico que gravará os sons da refeição e um campo para usuário dizer como se sente após a refeição.

“A união de todos estes dados permitirão um diagnóstico sobre os distúrbios alimentares do usuário”, conta o professor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna