O serviço de mapas Google Maps poderá ser acessado sem conexão com a internet a partir desta terça-feira (10). Por enquanto, apenas em smartphones com sistema Android.
Segundo a empresa, os usuários poderão acessar informações com o passo a passo das rotas, buscar destinos específicos e acessar suas informações de estabelecimentos (horário de funcionamento, contato e avaliação).
Contudo, há um passo anterior que exige estar conectado à rede. É preciso baixar os dados e mapas de até 2,5 GB. Após pesquisar o nome da cidade, basta o usuário tocar na barra com o nome do lugar pesquisado e, no canto superior direito, clicar no ícone que mostra três pontos. Em seguida, é preciso selecionar “Salvar mapa off-line”.
Segundo o Google, os mapas apresentados durante uma demonstração do serviço, nesta segunda-feira (9), com dados das cidades de São Paulo, São Bernardo e Santana do Parnaíba, tinham 246 MB.
Os mapas baixados ficam salvos em “Áres Offline” e serão acessados automaticamente pelo aplicativo toda vez que houver problemas com a conexão.
Atualização
O serviço pode ser baixado na versão 9.17 do Maps no Google Play para o sistema operacional Android – ainda não há versão para o sistema iOS, da Apple. De acordo com a empresa, a atualização estará totalmente disponível até a próxima terça-feira (17).