Já imaginou ter um celular que vira arma de choque, ou que tenha visão térmica, ou ainda transforma-lo em um tricorder (aquele aparelho da clássica série Star Trek cujo uso, dentre tantos, era de diagnosticar doenças)?
A ficção já não está tão longe assim. Durante o Consumer Electronics Show (CES) 2014, essas e outras novidades foram mostradas ao grande público. O que chama a atenção é de que elas já poderão estar nas mãos dos consumidores ainda neste ano.
As empresas Izzi Gadgets e Olloclip aproveitaram o gancho de que muita gente utiliza mais os celulares para tirar fotos em vez de câmeras para criar lentes especiais para os celulares, como a grande angular, lentes macro.
Outra empresa, a Flir Systems, radicalizou e oferece uma câmera térmica, semelhante a que helicópteros militares dos EUA utilizam.
No caso do “tricorder”, por exemplo, sugestivamente batizado de “Scout” (nome muito parecido com o personagem Scott, de Star Trek, engenheiro da Enterprise) o produto ainda está na fase de protótipo. Contudo, o fundador da empresa responsável pelo apetrecho, Walter De Brouwer, acredita que ele não tardará a estar no mercador. De Brouwer garante que Scout será capaz de medir a frequência cardíaca, temperatura corporal, frequência respiratória e os níveis de oxigênio no sangue, entre outras leituras.