A gigante Google anunciou, nesta segunda-feira (28), que já está testando nas ruas o seu modelo de carro sem motorista. O objetivo da empresa é tornar a utilização deste tipo de veículo ainda mais segura. Os testes estão cada vez mais frequentes nos Estados Unidos.

continua após a publicidade

Segundo a empresa, o quilômetro de condução na cidade é muito mais complexo que o mesmo quilômetro em uma estrada. Por conta disso, o Google faz um ajuste fino no software responsável pela operação. O veículo trabalha no modo pare e siga. O carro tem um sistema de radar a laser e um equipamento que permite a criação de mapas em 3D dos arredores.

“Na cidade temos diferentes objetos que se movem de acordo com regras de cada área”, disse Chris Urmson, chefe do projeto. Segundo ele, o veículo sem motorista pode prestar atenção em coisas que o ser humano não teria condições. “O que parece caótico e aleatório em uma rua da cidade para o olho humano é bastante previsível para um computador”, completou Chris.

Pioneiros

continua após a publicidade

Os veículos sem motoristas são testados desde 2011 nos Estados Unidos. Os estados de Nevada, Califórnia, Flórida e Michigan são os pioneiros.