O bilionário Bill Gates, criador da gigante de computadores Microsoft tem direcionado seu olhar de visionário em outras direções. O rico empresário investiu em uma máquina que fabrica água a partir de fezes humanas.

continua após a publicidade

Para provar que acredita no invento, o próprio bilionário testou a invenção tomando um copo de água obtida por meio de fezes humanas. “A água estava tão boa quanto qualquer uma engarrafada que eu já tomei. Estudei a engenharia por trás dessa máquina e beberia essa água tranquilamente todos os dias”, escreveu Gates em seu blog.

O que levou o bilionário a incentivar o desenvolvimento da máquina, chamada Omniprocessor, foi desenvolvida pela empresa de engenharia americana Janicki Bioenergy, foi a enorme deficiência de saneamento em países pobres. “Doenças causadas por falta de saneamento matam 700 mil crianças todos os anos e impedem que muitas outras se desenvolvam plenamente”, escreveu Gates. A  próxima geração desse processador será capaz de produzir 86 mil litros de água potável por dia, a partir dos dejetos de 100 mil pessoas.

O Omniprocessor é autosuficiente e produz sua própria energia. Os resíduos sólidos inseridos na máquina são fervidos e liberam água em forma de vapor, que é purificada para o consumo. Os sólidos restantes são incinerados e produzem um vapor que movimenta um motor, gerando energia elétrica.

continua após a publicidade