Um belo dia no começo dos anos 70 o Sr. Leyze Noguti e a mulher Maria Auxiliadora Noguti venderam as terras que tinham em Tupaciguara, no interior de Minas Gerais, e pegaram o rumo do Paraná. Mais precisamente, Curitiba onde ele foi trabalhar na feira. Com ele vieram os filhos, entre eles Mário e Fábio. “Alguns anos depois eu e meu irmão passamos diante da academia de Nélio Naja e quisemos treinar. Nós dois entramos. Foi assim que eu entrei para o Muay Thai. Mas o meu irmão não foi em frente. Ele foi estudar e hoje tem duas faculdades. E eu tenho uma academia”, diz Fábio que virou lutador por alguns anos e se tornou conhecido na cidade como Mestre Noguchi, um dos principais nomes desta luta tailandesa no Brasil, além de treinador de campeões que fizeram fama e dinheiro no mundo do MMA (Mixed Martial Arts, ou seja Artes Marciais Mistas, também conhecidas pelo nome popular de Vale Tudo).

continua após a publicidade

Noguchi está no núcleo do nascimento do Muay Thai no Brasil, que foi em Curitiba. “No Rio de Janeiro a família Grace já era precursora da luta livre com o Jiu-Jitsu, com lutas sem tempo”, diz ele. No entanto, o pessoal de Curitiba entraria para a história do embrião da MMA com o Muay Thai. “Acontece que esta luta acrescentou muito para as artes marciais no Brasil, que eram feita basicamente no chão. A luta em pé é mais completa. Os lutadores que eram bons em Muay Thai, que sabiam lutar em pé passaram a se destacar no Vale Tudo e os outros tiveram que aprender também. Foi assim que ocorreu a explosão da luta no Brasil, luta que também é chamada de luta das oito armas porque usa os punhos, os cotovelos, os joelhos e os pés”, diz ele. Segundo Noguchi, o que torna o Muay Thai atraente é o fato de ter poucas regras em relação às outras lutas como o boxe, caratê e o jiu-jitsu, que são mais engessadas em regras.

Noguchi também defende o Muay Thai das acusações de ser luta violenta. “Eu acho que é uma luta dez vezes menos impactante e agressiva que o boxe, este sim uma luta muito agressiva, porque agride a cabeça e destrói os neurônios”, diz ele. Tanto que, segundo ele, em sua academia há sempre um número expressivo de garotas praticando a luta e também de pessoas com mais de 50 anos. “Além de ser uma luta de defesa, tem uma queima grande de gordura e as garotas não levam chutes no rosto”, diz ele.

Ficha técnica

continua após a publicidade

Fábio Seuchi Noguchi

23 de novembro de 1967

continua após a publicidade

Tupaciguara – MG

Linha do tempo

1967 – Nasce em Minas Gerais.

1979 – Nélio Naja, faixa preta de Taekwondo, introduz o Muay Thai no Brasil, na academia que da Rua Carlos de Carvalho, em Curitiba.

1981 – Começa a lutar na Academia Muay Thai.

1985 – Faixa preta com Nélio Naja, no Rio de Janeiro.

1986 – Treino durante o ano inteiro para competir em 1987. Ao mesmo tempo começa a dar aulas de Muay Thai.

1987 – Dia 15 de novembro faz a primeira luta pela Academia Chute Boxe em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro, que se realizava uma vez por ano.

1989 – Campeonato de Muay Thai em Curitiba no Circulo Militar. Faz a sua última luta. Convidado a lutar nos Estados Unidos, declina o convite por causa de uma úlcera, contraída por excesso de aulas.

1990 – Edimar dos Anjos faz a primeira luta de Chute Box nos Estados Unidos.

1991 – Cria a Academia Noguchi na Avenida Marechal Floriano.

Quem pegou faixa preta lá…

Anderson Silva – Ex-campeão do peso médio do UFC.

Katel Kubis – Técnico de luta em pé da ATT (American Top Team).

Curitiba – celeiro de lutadores

Wanderlei Silva

Anderson Silva

Shogun

Ninja

Pelé

Katel Kubis

Saiba que…

Muay Thai, também conhecido por boxe tailandês, é uma arte marcial asiática criada há aproximadamente 2 mil anos. Ela conside,rada uma das mais poderosas lutas de contatos do mundo e se assemelha a outras artes marciais da região como o Pradal Serey do Camboja, o Tomoi da Malásia, o Letwei da Birmânia e o Muay Lao, de Laos.