Sempre com um atrativo que surpreende o visitante, a Argentina dá início à alta temporada antes mesmo de o inverno chegar. As estações de esqui brindam a neve que já surge de forma generosa nos cerros, fazendo a alegria dos esquiadores e daqueles que, simplesmente, apreciam o contato com a imensidão branca e gelada.
A reabertura da temporada de contemplação de baleias em Puerto Pirámides, na Província de Chubut, traz a marca forte do turismo sustentável e os 100 anos de turismo na Argentina – comemorados ao longo deste ano – reforçam a contribuição da atividade para a economia do país vizinho.
Cerro Catedral
Amanhã, dia 12, o centro de esqui abre suas pistas. Antes mesmo do início da nova temporada de esqui, esse cerro conta com 30 centímetros de neve no topo da montanha e 5 centímetros na base. Tarifas econômicas que se estendem até o dia 27 de junho é uma das boas novas do Catedral para recepcionar os visitantes.
O centro de esqui apresenta ainda o equipamento de segurança nas pistas, forma de prevenir acidentes e vigiar qualquer tipo de irregularidade que os esquiadores e os praticantes de snowboard cometam nas pistas. Catedral comemora, este ano, seu 70.º aniversário, oportunidade para homenagear os pioneiros do esqui na Argentina.
Vigília pró-baleias
Foto: Arquivo |
Cerro Catedral abre amanhã suas pistas para esqui; topo da montanha já está com 30 centímetros de neve. |
Já foi aberta a temporada de contemplação da baleia franco-austral, em Chubut, estado da Patagônia Argentina, mais exatamente na localidade de Puerto Pirámides. O ponto alto da cerimônia que marca a chegada dos mamíferos que migram para a região, nesta época do ano, para o acasalamento, foi a ?Vigília das Baleias? – em sua terceira edição – que motiva toda a comunidade local para a prática do turismo sustentável.
Enrique Meyer, secretário de turismo da Argentina, atesta que o evento ?é uma idéia criativa e inovadora e ajuda a repensar como continuar a promoção turística do destino?. Este ano a preservação ambiental se associou à arte musical, com um recital subaquático exibido pelo músico Javier Calamaro.
Cem anos de turismo
As comemorações dos 100 anos do turismo na Argentina prometem se estender ao longo deste ano. Fotos, documentos antigos e audiovisual propagam a imagem positiva, em exposição itinerante, de uma atividade que cada vez mais ganha importância na economia da Argentina.