Novos ares

Centenária, Mercearia Viana muda de endereço e se moderniza

Taylline Veronese, administradora da Viana no balcão da nova loja (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Um espaço maior, em que funcionários e clientes possam se movimentar melhor. Assim é a nova sede Mercearia Viana, queEmpreender - Tribuna desde ontem atende em novo endereço, a uma quadra do endereço antigo, no centro de Curitiba. Com um mix maior de produtos, a mudança faz parte da estratégia de crescimento da empresa, que neste ano comemora 111 anos no mercado. A Mercearia mudou-se da Cruz Machado para a Cândido Lopes.

“Logo no primeiro dia já notamos o aumento no fluxo de clientes”, comemora Taylline Veronese, administradora da Viana e filha do proprietário, Gilmar Veronese. Ela é a terceira geração a estar à frente dos negócios. A Viana funcionou no antigo endereço por 15 anos. Em seu início se chamava Leitaria Viana. “Não mudamos o nome quando veio para a nossa família. Preferimos continuar com o mesmo, que já era conhecido”, justifica Taylline. O negócio está há 52 anos nas mãos da família Veronese.

O dentista Ribas é cliente há mais de 10 anos e elogiou o novo espaço (Foto: Raquel Tannuri Santana).
O dentista Ribas é cliente há mais de 10 anos e elogiou o novo espaço (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Cliente há mais de dez anos do local, o dentista Luiz Hamilton Vieira Ribas passa três vezes por semana na Mercearia. “Gosto de tudo, mas meus prediletos são a cuque de goiaba e o rocambole de beijinho”, enumera. Ribas gosta de presentear amigos e colaboradores com os produtos da Viana. “Não tem como errar”, admite. Ele adorou o novo espaço. “Está bem melhor. O atendimento, que já era bom, agora está excepcional”, elogia.

Novo mix

Com um espaço maior, Taylline conta que alguns produtos voltaram a ser produzidos e comercializados. “Aumentamos a variedade de salgados e doces”, conta. Ao todo, são 89 tipos de pães assados numa fábrica que trabalha 24 horas por dia e consome três toneladas de farinha de trigo por semana. Antes, fábrica e loja funcionavam em locais separados. Com a mudança ficou tudo junto. “Muito mais fácil para administrar”, admite a empresária.

“Só usamos ingredientes frescos, sem conservantes. E tem pão quente o tempo todo”, explica Thaylline. O francês sai a cada 20 minutos – vendem-se oito mil por dia. Do caseirão e da broa integral, são seis fornadas diárias. As filas costumam dobrar o quarteirão em horários de pico. Thaylline acredita que com a mudança, o movimento deve dobrar. “Antes de mudar sempre tinha cinco clientes esperando na porta. No primeiro dia de mudança já eram nove”, conta.

Um dos pães mais procurados é o caseirão. O pão pesa 1,2 quilos, tem fermento de batata – receita da avó de Thaylline – numa massa que descansa por cinco horas antes de ir ao forno. O resultado é um pão macio e saboroso. Outra estrela da casa é broa, fornecida ao Bar do Alemão, no Largo da Ordem, onde acompanha a carne de onça. Além dos pães e biscoitos que produz a casa também vende laticínios e frios de fornecedores exclusivos.

 

Consultoria ajuda a dar visibilidade

A Mercearia Viana é uma das empresas que fazem parte da websérie que está sendo produzida pela Tribuna dentro do projeto Empreender. O projeto é uma parceria com a FAE e Itaipu Binacional e irá ao ar nos próximos dias 20 e 22 deste mês.

A antiga sede na Saldanha Marinho: mais de 15 anos no mesmo lugar (Foto: Raquel Tannuri Santana).
A antiga sede na Saldanha Marinho: mais de 15 anos no mesmo lugar (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Apesar de já estar prevista, a mudança faz parte da orientação das professoras Vera Robles (Finanças), Edna Cicmanec (marketing) e Cibele Bastos (RH), da FAE, que fizeram uma mentoria para as duas empresas participantes do projeto. Além da Viana, a Paleteria também recebeu consultoria das professoras.

Além da mudança de endereço, as consultoras também orientaram o uso de ferramentas de informática na administração da empresa, a confecção de sacolas e embalagens personalizadas, painel de propaganda na fachada da loja e curso de capacitação para os proprietários. Foram investidos R$ 10 mil nas mudanças, verba disponibilizada pelos apoiadores e patrocinadores.

“O nome do comércio, assim como os produtos, já estavam consolidados. Fizemos uns pequenos ajustes para que seja mais notada no mercado”, avaliam as professoras. Elas lembram que o atendimento que já era bom deve ficar melhor no novo local, assim como a identificação de marca através das embalagens e do painel que será colocado na nova loja. Além disso, os administradores passarão por reciclagem para a implantação de um programa de administração.

 

Serviço

Rua Cândido Lopes, 38

Centro

Fone: (41) 3222-8992

De segunda a sexta, das 6h15 às 19h45. Sábados, 6h15 às 15h

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